domingo, 9 de maio de 2010

Recursos de Multimídia


A multimídia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o acúmulo de conhecimento. Isso porque os recursos multimídia estimulam mais sentidos que as simples mídias. A partir do momento em que o usuário é estimulado em mais de um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente. Segundo Márcio Matias, o percentual de eficácia das principais mídias na percepção humana é de;

-Visual = 55% -Vocal = 38% -Textual = 7%

Quando combinadas, as mídias tendem a aumentar ainda mais essa percentagem. Isso ocorre pelo fato dos recursos multimídia serem mais parecidos com as experiências do cotidiano das pessoas. Torna cada vez mais interativo, cada vez mais real.
Essa interação humano-máquina proporcionada cada vez mais intensamente pelos recursos multimídia é o que o professor Marcelo Bolshaw chama de cibernética, ou seja, é por causa dessas interações que ele afirma que somos Cyborgs. Segundo ele, quando fazemos uso de um talher ou um automóvel, interagimos de maneira simbiótica com a máquina. A utilização dos recursos multimídia é justamente uma das formas mais eficazes de garantir um maior proveito dessa relação simbiótica entre humanos e máquinas.

Referências: IHC’2000 - III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Muitas Faces em Interfaces. Gramado, 18 a 20 de outubro de 2000, SBC/UFRGS, 2000. p. 22-32.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário